Se você quer aprender a adestrar um cachorro, está no lugar certo! Principalmente quando era filhote, o bichinho costumava ser visto rosnando, pulando e latindo durante as visitas. No entanto, esse comportamento pode ser desconfortável, especialmente em situações sociais.
Isso porque os animais costumam ficar muito agitados e até com medo da presença de estranhos. Portanto, é muito importante saber como educar cães. Assim você não precisa se preocupar quando tiver amigos ou parentes em casa.
Então, se você quer aprender como deixar seu cachorro mais educado, continue lendo! Separamos dicas sobre como treinar um cachorro. O resultado é uma visão fácil, simples e prática de como moldar o comportamento do seu animal de estimação! pode vir?
Começando com a socialização do filhote
É muito comum que os cães fiquem inquietos ou com medo de estranhos ou mesmo da presença de outros animais. Isto é devido à falta de interação social. Por isso, é importante saber preparar seu pequeno para tais momentos.
Claro, seu animal de estimação não mudará seu comportamento da noite para o dia. Esta situação deve ser tratada com muita paciência e respeito. A solução mais fácil e viável é aprender a treinar cães usando técnicas simples.
Dito isso, antes de mais nada, é importante começar a socializar o cão o mais cedo possível. Manter um animal de estimação fora do contato ou visitas com animais pode tornar suas interações com outras pessoas mais difíceis e problemáticas.
Como treinar um cão?
Os programas de recompensa são uma das maneiras mais divertidas e eficazes de treinar seu cão. Isso porque essa abordagem tende a torná-lo mais educado e sociável, facilitando assim o contato do animal com o mundo.
Para aprender a ensinar um filhote, você precisa saber que os animais de estimação geralmente entendem as regras a partir da associação do comportamento com as consequências correspondentes. Isso significa que se ele se comportar de maneira inconveniente, deve ser demonstrado que o comportamento é ilegal e inaceitável.
Por outro lado, isso não significa que você deva repreender o cão com castigos físicos ou verbais. Na verdade, basta usar técnicas de recompensa, como oferecer guloseimas quando ele obedecer às ordens. Dessa forma, o cão aprende quais comportamentos são bons e quais são ruins.
Treinamento inteligente
O chamado treinamento inteligente é um método baseado no reforço positivo do comportamento, voltado para a educação de cães e gatos. Esta técnica pode ser usada em cães de todas as idades e geralmente produz resultados dramáticos.
Nesse método, seu animal deve ser estimulado durante o treinamento. Por exemplo, ele aprenderá mais rápido se for recompensado toda vez que concluir uma tarefa corretamente. Usar esse método desde tenra idade costuma ter mais chances de conseguir educar o cachorro.
Como educar cães em diferentes situações
Agora que você já entendeu como funciona o Smart Training, resta descobrir como aplicá-lo na prática. Além de usar guloseimas como recompensa, explore brinquedos e carinhos. A seguir, confira algumas dicas práticas de como ensinar seu cachorro!
Interação social
É normal que os cães fiquem enérgicos e entusiasmados quando conhecem alguém novo. A maneira mais comum de provar isso é pulando em outra pessoa. No entanto, nem todos estão felizes com a mudança. Então, para ensiná-lo a não fazer isso, você pode colocá-lo suavemente de volta no chão.
Usar a palavra \”não\” também é uma ótima maneira de deixar seu animal de estimação saber que ele não pode fazer algo. Sempre que ele ouve esse comando, ele entende que deve interromper um determinado movimento. Quando o comportamento inadequado parar, recompense-o com uma guloseima ou carinho.
Alguns cães têm o hábito de latir quando estranhos se aproximam deles. Essa atitude geralmente é para chamar a atenção. Nesse caso, portanto, é importante não ser ponderado e deixar que ele veja que a ação não surtiu o efeito desejado.
Andando na rua
Ao caminhar, deixe o cinto afrouxar um pouco. Dessa forma, você não estará puxando animais de estimação e vice-versa. Ele acelera ao ver um cachorro na rua, o que é normal. Quando isso acontecer, segure firme e pare de andar ou caminhe na direção oposta.
Assim, depois de um tempo, o bichinho perceberá que o mau comportamento fará com que o passeio e a diversão acabem mais cedo. Tente não segurá-lo, mesmo que ele seja teimoso e não responda facilmente aos seus comandos. Essa ação vai machucar o inseto e irritá-lo ainda mais.
Visitas
Se o cachorro continuar tentando te morder ou te visitar, preste atenção a esta dica! Uma maneira fácil de treinar um filhote para não morder é fingir que ele está com dor. Ao fingir que foi mordido, o cachorro pode entender o quão ruim é a atitude e parar de fazê-lo.
Quando as pessoas vierem nos visitar, recorra aos brinquedos para animais de estimação. Reserve um tempo para mostrar que esses itens podem ser levados. Portanto, a atenção do pet costuma ser direcionada para o item, e não para o visitante.
Gostaria de aprender algumas estratégias de como ensinar seu cachorro? Se não forem suficientes, considere investir em um treinador profissional. Para ver outras dicas como esta, continue visitando o blog da Petz e saiba mais sobre o comportamento de cachorros!