As necessidades básicas da vida do seu pet podem ser divididas em sete pilares, para garantir que ele seja mais saudável, equilibrado e feliz.
Ao longos dos anos, no meu processo de desenvolvimento pessoal, fiz diversos cursos de alta performance, fiz coaching, e várias vezes me deparei com o conceito de pilares da vida. Pensando nisso, desenvolvi o conceito dos sete pilares da vida do pet, e estruturei o It Pet com isso em mente. Faz muito sentido para explicar as reais necessidades da vida de um animal de estimação, e nos ajuda a entender se realmente estamos suprindo todas essas demandas básicas. Que, diga-se de passagem, são da nossa total responsabilidade quando trazemos um pet para as nossas vidas.
O que são os pilares da vida?
Como o próprio termo denota, pilar é uma base sobre a qual algo se sustenta. Acho uma ideia genial setorizar a vida dessa forma, pois fica mais fácil enxergar as coisas com clareza. Sim, porque uma vida equilibrada pede que a gente dê um jeito de “manter todos os pratinhos girando”, para que nada fique sem a devida atenção.
Os pilares da vida são as bases sobre as quais a existência do ser humano se sustenta – e de acordo com cada linha de pensamento, esses pilares podem ser várias coisas: amoroso, financeiro, profissional, espiritual, saúde… o que todas as linhas de pensamento tem em comum é a noção de que deve haver equilíbrio entre cada um desses pilares. Na vida dos nossos pets, não é diferente.
As necessidades básicas
Cada dia mais vemos aqui na operação do It Pet Shop a necessidade de suprir as premissas básicas de uma vida saudável para os pets que atendemos, o que impacta diretamente na harmonia de suas famílias. Em primeiro lugar, temos que ter em mente que qualquer ser só pode viver plenamente se estiver saudável e feliz. A saúde diz respeito a uma série de fatores, e a felicidade também. Mas todos esses fatores giram em torno de satisfazer necessidades físicas, mentais e emocionais.
Por exemplo, cachorros tem que ter o direito de ter vida de cachorro, de interagir com outros cães, de correr e brincar, de se sujar (isso a gente resolve por aqui). Do mesmo modo, gatos tem que ter espaços verticais em suas casas, onde possam subir e ver o mundo de cima, e brinquedos e interação para manter seus instintos de caça em dia. Veja aqui o meu post sobre gatificação. Uma vida plena tem que ser vivida entre pares da mesma espécie, e com necessidades satisfeitas.
Pensando nisso e organizando as ideias, concluí que a vida de qualquer pet pode ser dividida em sete pilares básicos:
Comer
Talvez a necessidade mais básica de todas, COMER – e beber, que também está incluso nesse pilar – representa a satisfação e sustentação da vida no âmbito físico. Comer envolve refeições e petiscos, que devem ser da mais alta qualidade, sem aditivos artificiais nocivos à saúde. Os alimentos podem ser secos, úmidos ou alimentação natural, mas devem ser sempre de alta qualidade, de preferência do que chamamos de “grau humano”. Você comeria a comida que oferece ao seu pet? Se a resposta é não, você precisa rever este conceito e trocar de hábitos e produtos.
Água é fundamental para a manutenção da vida, então nossos pets precisam ter acesso a água fresca em todos os momentos. Infelizmente, a água que recebemos na rede urbana não é das melhores. Vem carregada de resíduos, como terra, areia, ferrugem e outros poluentes. Então, o ideal é oferecer água filtrada ao seu pet. Na minha casa tenho dois filtros, um central na entrada e outro em algumas torneiras, este para remover o cloro. A diferença na potabilidade da água é tremenda.
Esse pilar inclui também os equipamentos envolvidos no ato de comer e beber, como potes para comida e água, fontes, comedouros lentos (aqueles que ajudam o pet a comer mais devagar, para os muito afoitos), e até alguns brinquedos em que colocamos alimento, para a mesma função de diminuir a velocidade da refeição e aumentar a saciedade. Cumprem também o papel de proporcionar enriquecimento ambiental, ou entretenimento de busca e apreensão de comida, o que faz com que esses brinquedos, como os Kongs, estejam também inclusos no pilar BRINCAR.
Brincar
O exercício físico e mental oriundos do ato de BRINCAR são cruciais para que cães e gatos tenham uma vida saudável. Brincar engloba interagir com humanos, mas principalmente, interagir com outros animais. A socialização em espaços de daycare (creche), por exemplo, onde profissionais (como nós no It Pet) criam ambientes adequados para que os animais aprendam a dividir espaço, atenção, tempo e brinquedos, é o melhor investimento para se ter um pet equilibrado.
Já foram realizadas várias pesquisas a este respeito ao longo dos anos, como eu conto nesse artigo. Brincar não apenas movimenta o corpo, mas sacia a mente com atividades que vão desde o simples ato de buscar uma bolinha, até complexos quebra-cabeças, como os da maravilhosa Nina Ottosson. E cada pet tem um jeito diferente de se relacionar com brinquedos, o que me fez escrever este artigo sobre os diferentes tipos de brinquedos e como fazer a escolha certa.
Mas o fato incontestável é que brincar é um pilar importantíssimo, e que deve ser satisfeito com produtos da melhor qualidade, por uma razão bastante simples. Nenhum brinquedo é indestrutível, mas há alguns brinquedos mais resistentes que outros. Os melhores brinquedos tem partes e materiais seguros, que se forem ingeridos pelo pet, não causarão problemas, como pedaços de borracha e plástico que são arrancados do que eu adoro generalizar como o “frango de R$ 15,00”. Esse brinquedo, tão engraçadinho e comum, pode causar um estrago tremendo, se a brincadeira não for supervisionada ou se o pet for muito destrutivo. Os pedaços engolidos podem exigir uma cirurgia para serem retirados. Assim, na minha visão de valor, vale a pena investir em brinquedos mais “caros”, e contudo mais seguros.
Inclusos em brincar estão também os mordedores naturais, como cascos, chifres, traquéias e outras partes extremamente apetitosas e seguras, especialmente para os cães (se bem que alguns gatos também curtem roer alguns desses mordedores). Os de qualidade não recebem qualquer tratamento artificial, sendo saudáveis e muitas vezes nutritivos, pois alguns tem colágeno e fibras naturais. No oposto de qualidade estão os tão comuns e famosos ossos de couro, aqueles branquinhos, que deveriam ser completamente banidos do mercado. São perigosos, pois o pet pode engasgar e morrer, e quando isso não acontece, são igualmente nocivos, pois são tratados com vários compostos químicos terríveis, como soda cáustica. Melhor não, não acham?
O pilar brincar contempla, talvez mais importante do que tudo, o tempo de qualidade que você passa com o seu pet. Os momentos em que você se dedica a levá-lo para um passeio, a brincar de bolinha ou de cabo de guerra, de caça ao tesouro, ou qualquer outra brincadeira que vocês dois curtam juntos. O importante é não deixar de dedicar esse tempo. E pense o seguinte, que talvez você já saiba: os pets são um excelente veículo social, pois são o material perfeito para iniciação de conversas e aproximação de pessoas. Aí, entramos no pilar passear, que tem tudo a ver com isso.
Passear
Pets urbanos precisam de oportunidades de passeio, quando podem sair de dentro de casa e ver o mundo. Podem exercer sua curiosidade natural de cheirar todos os cantinhos da rua, do shopping ou do parque, lembrando do que seria estar na natureza lendo os sinais à sua volta através do faro. E não estou falando apenas dos cães. Muita gente não acredita, mas há gatos que adoram sair de casa para passear de peitoral e guia. Quanto mais domesticados os nossos gatos, mais propensos a se socializar eles se tornam.
Aliás, a palavra socialização é chave para a boa convivência de pets no passeio. Quando acostumados desde cedo a interagir com outros animais e pessoas de uma forma controlada e educada (aqui entra nosso pilar EDUCAR, que comentaremos em seguida), cães e gatos não tem problemas em estar com outros de sua espécie, com outras espécies, com crianças, cadeirantes, idosos. Como consequência, a vida dos tutores fica mais fácil, e a vida do pet muito mais divertida, uma vez que ele tem mais liberdade de ir a mais lugares e fazer mais atividades.
Aqui estão inclusos os equipamentos de passeio, como guias, coleiras e peitorais. Mais uma vez, no pilar PASSEAR, falamos de qualidade e adequação, ou seja, produtos de boa procedência, com eficácia comprovada no que diz respeito a manter a segurança do seu pet.
A escolha entre um peitoral e uma coleira para condução deve ser feita de acordo com o porte e a raça do cão, e levar em consideração o comportamento – se ele puxa demais quando anda na rua, se fica ansioso, ou se precisa de uma forcinha extra para se movimentar.
Falando em passeio, outras coisas também são necessárias: saquinhos cata-caca e seus recipientes, para não deixar sujeira espalhada por aí; focinheiras para aqueles cães que precisam; garrafinhas de água e recipientes para petiscos, muito necessários em viagens e passeios.
Dentre os equipamentos de passeio, quero destacar as bolsas e caixas de transporte, cintos de segurança e equipamentos para o carro. Acostumar seu pet a entrar na caixa ou bolsa de transporte sem stress é um trabalho minucioso, mas que traz grandes resultados. Muita gente tem levado seus pets em viagens de avião, para as quais é imprescindível o uso de bolsas e caixas de transporte. Melhor que eles estejam acostumados desde pequenos a não temer os espaços restritos desses equipamentos, e há várias técnicas para isso.
Igualmente, ensinar seu pet a manter-se contido dentro do carro, seja num cinto de segurança ou numa cadeirinha, é de suma importância para a integridade física dele e a sua, no caso de um acidente. Além disso, as leis de trânsito exigem que cães e gatos não andem soltos no carro, sob pena de receber pesadas multas. Por mais que a viagem seja curta, a segurança é fundamental.
Vestir
Cães e gatos também precisam de proteção contra chuva, sol e frio. O pilar VESTIR contempla roupas como capas de chuva, camisetas com proteção UV para o verão e moletons para o inverno, bem como camisetas para proteção geral. Nada de vestidinhos e frou-frous desnecessários, no meu dicionário. No It Pet Shop escolho apenas produtos que tem uma finalidade clara, e não apenas o que os humanos querem. Leia sobre os perigos da humanização excessiva aqui. E veja como escolher roupinhas adequadas aqui.
Bandanas também fazem parte de vestir, e são acessórios muito importantes para várias ocasiões, como eu explico neste artigo. Lacinhos também tem uma função clara para cães de pelo longo, pois ajudam a manter os pelos presos fora dos olhos. Assim como meias e botinhas, que protegem as patas tanto no frio quanto no calor.
Dormir
O pilar DORMIR tem ganho cada vez mais importância, quanto mais próximo é o nosso relacionamento com os nossos pets. Cada dia há menos pets dormindo para fora de casa, e mais pets aconchegados ao nosso lado em todos os momentos do dia.
Ter a própria caminha ou toquinha é uma necessidade. Cães e gatos podem amar dormir na cama conosco, porém há aqueles que não são muito fãs dessa prática – e isso inclui tanto humanos quanto pets. Um canto para chamar de seu é uma ferramenta comportamental importante, uma vez que o pet passa a ter um lugar onde pode se sentir seguro e protegido.
As camas devem ser confortáveis e laváveis, adequadas ao tamanho e peso, bem como à idade do pet. Por exemplo, pets mais velhos devem ter camas com colchões ortopédicos firmes, para que tenham facilidade de deitar e levantar, sem contundo ficar desconfortáveis.
Cobertores e mantas são essenciais para o frio, e devem ser lavados com frequência, para evitar a proliferação de ácaros e outros agentes nocivos à saúde.
O ideal é ter pelo menos dois jogos de camas e capas, e quatro jogos de mantas, para que se possa higienizar com a frequência necessária.
Educar
Este pilar diz respeito a um dos pontos mais importantes na interação humano/pet. EDUCAR é preciso para que a vida em família seja mais harmônica e todos possam curtir momentos juntos sem stress.
Cães ou gatos que são educados adequadamente são sociáveis com outros animais e pessoas, podem frequentar locais de passeio e conhecem limites de comportamento. São treinados para prestar atenção aos comandos de seus tutores e a obedecer, como ensinamos às crianças. Este controle é de suma importância.
Ao contrário de tutores na Europa e nos Estados Unidos, tutores brasileiros não estão muito acostumados a educar seus pets, e normalmente acreditam que a solução para todos os problemas é contratar um adestrador. Há profissionais excelentes no mercado, mas eles não funcionam sozinhos. Precisam que os tutores se envolvam no adestramento e desenvolvam uma voz ativa e positiva com seus pets, para que o treinamento dê os frutos desejados. Os melhores profissionais, inclusive, deixam bastante claro que é necessário adestrar mais os tutores do que os próprios pets.
Para educar bem, é preciso conhecer seu pet e determinar quais são os limites desse relacionamento. Então, é preciso empregar as ferramentas corretas, que vão desde brinquedos de enriquecimento ambiental, guias e equipamentos de passeio, até marcadores de xixi e removedores de odores. Sim, porque xixi e cocô são as maiores dores dos tutores no que diz respeito à educação.
Cuidar
Este é o pilar mais amplo de todos, que engloba tudo o que precisamos saber e oferecer para CUIDAR adequadamente dos nossos pets. É nossa principal obrigação como tutores, e a tarefa mais importante para garantir a saúde e o bem-estar de todos.
Para cuidar adequadamente, é preciso conhecer e observar seu pet profundamente. Assim, quando algo não estiver normal, você saberá imediatamente. Mas antes até de permitir que alguma condição de saúde se manifeste no seu pet, cuidar de verdade é manter uma rotina de cuidados preventivos, como consultas e exames periódicos. Escolha um veterinário da sua confiança, e faça visitas regulares ao consultório, para que haja um bom acompanhamento de saúde. Muitos problemas podem ser detectados precocemente e resolvidos assim.
Mantenha o protocolo de vacinas em dia, e preocupe-se em observar como o veterinário da sua escolha aplica as vacinas. Os melhores profissionais fazem isso sem medo, ansiedade ou stress, usando ferramentas que deixam o pet confiante e confortável. Ao contrário, se seu pet estiver tenso no momento de uma aplicação de injeção, qualquer que seja, pode contrair os músculos e sentir mais dor, além da possibilidade de formar calombos ou problemas ainda piores.
Tenha a mente aberta para terapias complementares, como acupuntura, reiki, florais e aromaterapia. Os animais são muito mais sensíveis que nós a intervenções dessa natureza, uma vez que não tem ceticismo, e portanto não bloqueiam a atuação das terapias por “duvidar” dos resultados.
A saúde dos dentes também deve ser mantida sempre. Escovar os dentes desde cedo acostuma cães e gatos com o procedimento, e reduz o stress tanto no tratamento do dia-a-dia, quanto no momento em que uma intervenção mais profunda, como uma remoção de tártaro, seja necessária.
Aqui está também a rotina de estética e saúde do seu pet, ou seja, os banhos regulares e as tosas quando necessário. Escolha um bom estabelecimento com profissionais competentes e confiáveis. Para isso, observe a atitude do seu pet quando ele vai e volta do pet shop. Ele está feliz? Ou tem medo? É sua tarefa observar e perceber as mínimas alterações de comportamento, para oferecer sempre o melhor tratamento disponível.
Cuidar engloba medicamentos de uma forma geral, sejam eles alopáticos ou holísticos; cosméticos e equipamentos de grooming (esclarecendo, escovas desembaraçadoras, pentes, cortadores de unha, e todos os equipamentos para este fim). Tudo o que seja necessário para manter o pet limpo e saudável. Estão aqui também produtos de limpeza para o ambiente onde o pet vive, que devem ser hipoalergênicos e adequados, e os tapetes higiênicos.
Há vários outros produtos e equipamentos que eu poderia incluir nos pilares, mas você já deve ter entendido o conceito. Se tiver alguma boa ideia ou insight, pode me mandar mensagem, vou adorar!
Os sete pilares da vida do pet englobam tudo o que é necessário para uma vida saudável em todos os aspectos. Todas as informações que dissemino e todos os produtos que seleciono para as lojas do It Pet Shop tem esse direcionamento, pois é minha crença mais profunda e arraigada, pautada no bem estar total.